DIA DO ÍNDIO

Em 19 de abril de 1940 foi realizado o "1º Congresso Indigenista Interamericano", no município de Pátzcuaro, no estado de Michoacán, no México. Assim, para celebrar este acontecimento, o dia 19 de abril foi a data escolhida durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943 para ser o Dia dos Povos Indígenas.

Segundo o censo demográfico mais recente do IBGE, de 2010, existem 817,9 mil indígenas no Brasil de 305 etnias que falam 274 línguas diferentes. O número representa somente 10% do total de índios que existiam aqui em 1500, na época do descobrimento, que segundo estimativa dos historiadores tinha milhões de habitantes (índios) na época.

A importante data foi vivenciada na Educação Infantil de forma lúdica e prazerosa. Os estudantes conheceram a cultura indígena através da culinária, confecção de adereços, prática das danças e pinturas corporais, como é de costume dos índios. Todas as atividades vivenciadas tiveram o objetivo de mostrar a importância desse povo para a cultura brasileira, bem como o respeito que devemos ter pelos indígenas.

#SouAmparoVouAlem
#AmparoUmCaminhoParaGrandesResultados
#VivenciasQueEducam

 

© 2020 - Colégio Nossa Senhora do Amparo