BILINGUISMO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Na educação infantil o projeto bilíngue respeita a processo natural da fala e o inglês não é apresentado como uma disciplina. Nossa maior preocupação é que os estudantes se familiarizem com a língua estrangeira da mesma forma que eles foram apresentados à língua mãe. As aulas são ministradas completamente em inglês e através de uma abordagem lúdica e muito divertida. Canções, brincadeiras, fantoches e muita interação são ferramentas fundamentais para o sucesso do projeto. Além de ser mandatório o domínio da língua estrangeira por parte dos professores, eles também são constantemente capacitados através de cursos, palestras e treinamentos sobre a abordagem bilíngue e formas de tornar suas aulas mais dinâmicas e lúdicas. Ao longo do projeto bilíngue, na educação infantil, nosso foco principal é desenvolver esse “despertar” para o inglês por parte da criança e acompanhar de perto seu desenvolvimento cognitivo sem deixar que ela perceba que toda essa diversão faz parte de algo muito mais sério.

SÉRIES INICIAS

Nas séries inicias (1º ano ao 5º ano) o estudante já é familiarizado com a língua estrangeira e é capaz de entender a professora, responder comandos, questionamentos e interagir com os colegas de sala. As aulas passam a ter uma abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), isso quer dizer que elas são voltadas para a área acadêmica como matemática, ciências, geografia, entre outros, tendo o inglês como ponte para essas informações. É claro que essa abordagem é muito mais leve do que na língua mãe e o inglês continua sendo o foco principal. É isso que nos diferencia das escolas de idiomas tão comuns no nosso meio.

SÉRIES FINAIS

A partir das séries finais (6º ano ao 9º ano) os estudantes são mais independentes na língua inglesa e podem discutir assuntos acadêmicos em sala, apresentar trabalhos, interpretar textos acadêmicos, tudo isso na língua estrangeira. Para alcançar esse nível eles precisam ter seguido todo o percurso do projeto bilíngue, pelo menos desde as séries iniciais. Os estudantes chegarão  ao ensino médio com conhecimento necessário para ingressar no tão sonhado “high school” (ensino médio nos Estados Unidos).